Em East London, qualquer espaço branco nas ruas rapidamente é tomado por algum mural. Com armazéns industriais e ruas tomadas por pubs, gente descolada, food trucks em black cabins, o bairro é um convite ao exercício da imaginação. Aqui não mora aquela Londres clássica e arrumadinha que a gente tem na cabeça. Antigas casas de tijolos e galpões deram lugar a galerias de arte, e vários prédios viraram tela para o famoso artista Banksy. East London se tornou o epicentro de uma Londres efervescente, multicultural, deliciosa e desencanada. Nossa dica: hospede-se por aqui, pelo menos por uma noite, e de preferência no fim de semana, quando rolam as feiras e tudo acontece nas ruas. É IMPERDÍVELLLL!
Quem apresentou esse pedaço da cidade pra gente foi uma amiga muito querida dos tempos de escola, a Gabi d´Eça, que se mudou para a Inglaterra há mais de 20 anos, e depois de morar em Portobello, comprou um apê em East London. Foi um passeio maravilhoso, um dos melhores dias da nossa viagem, e que agora passo adiante para vocês (obrigada, Gabi!). Aproveitem!!!
Nosso passeio começa em Columbia Road (pegue o overground para Shoreditch e caminhe até lá), a colorida rua onde todo domingo acontece uma feira de flores totalmente hispter (começa 8h e cai até 15h). Lá, além do incrível jardim que se forma, tudo é tomado música, artistas, barracas, gente feliz. A rua é de um lado a outro ocupada pelas bancas dos floristas, e nas lojas e ruas perpendiculares, está uma delícia de garimpo alternativo de roupas, artigos de cozinha, pôsteres, tecidos e joias de todos os tipos e cafés incríveis.
No meio disso tudo, uma parada deliciosa! A bakery Lily Vanilli (Ezra Street) serve doces incríveis, e um dos melhores brownies que já comemos na vida (sem exagero!). Faça uma pausa aqui, tome um café, e aproveite o mood!
Bom, seguindo Columbia Road até o fim, damos nesse lugar delicioso das fotos aí debaixo. Foi assim num domingo de inverno, com muita festa, música e rua cheia.
De lá, seguimos a rota do mapa abaixo e rumamos para o bairro de Shoreditch, onde fica Brick Lane e o Spitafields Market. Uns dez, 15 minutos de caminhada, e wow! Brick Lane é multi-étnica, multi-cultural, multi-tudo, com espaços para todo mundo. Tem lojas bacanas, galerias de arte, muito grafite, muitos bares e cafés com mesas do lado de fora, quinquilharias, móveis e objetos com designs mais sofisticados. Sem contar o mundo de gente de nacionalidades diferentes que você cruza a cada segundo. Brick Lane também é famosa por seu trecho onde inúmeros restaurantes indianos estão perfilados um ao lado do outro, e pelas inúmeras e deliciosas barracas com comidas típicas de várias partes do mundo.
Aliás, parênteses para essa loja na Brick Lane! A chamada Shop Rocks é ótima para encontrar artigos vintage únicos. A galera do Juju aqui ama!!!!
Bom, seguimos pela Brick Lane até a Great Eastern Street, uma rua bacanésima que se tornou praticamente uma galeria a céu aberto. As paredes de tijolos daqui servem de tela para exposições que acontecem a cada dois meses. E de lá, emendamos no nosso terceira market do dia, o Spitafields (também em Shoreditch). No caminho, uma praça de Food Trucks!
SERVIÇO:
MAIS DE LONDRES
Aqui vai nosso roteiro dessa última (e deliciosa) passagem do Juju na Trip pela terra da Rainha, dia a dia:
– Dia 1: fizemos um batidão de Covent Garden até Carnaby Street, explorando as ruazinhas do Soho, Leicester, Regent e arredores (LEIA TUDO AQUI).
– Dia 2: dedicamos aos museus de Ciência e de História Natural e terminamos o dia numa pista de patinação ao ar livre (LEIA AQUI).
– Dia 3: exploramos os pontos turísticos de Londres com o London Bus, o clássico tour no ônibus de dois andares. Super bacana, e prático: a gente sobe e desce nas atrações que quiser. Aproveitamos para visitar de novo o Hyde Park (lindo nesses dias invernais), o palácio de Buckingham e o Tower Hill, onde ficam expostas as jóias da rainha. (LEIA AQUI)
Dia 4 – Foi o dia de conhecer East London, Shoreditch, Brick Lane e Columbia Road. Amamos num grau sem igual esses lados. Comparando, está para Londres com o Meatpacking está para NY! Cheio de ocupações artísticas, grafites, galpões. O máximo! (LEIA AQUI)
Dia 5 – Dia de Harry Potter! Visita a Kings Cross e aos estúdios! Voltamos de lá numa Nimbus 2000! (metro pra que?) (LEIA AQUI)
Dia 6 – Chá da tarde como os ingleses, e o imperdível garimpo de Portobello (LEIA AQUI)!
COMO CHEGAR: Voamos de British Airways num voo direto Rio-Londres. Fomos de World Traveller Plus, categoria intermediária entre a Executiva e a Econômica, e achamos muito boa.
*** O Juju na Trip viajou para Londres com apoio do Visit Britain e da British Airways
[newsletter]